17 May
17May

A ACISE  e a CDL de Esteio participaram, na Câmara de Vereadores,  da Comissão Especial de Enfrentamento a Covid-19, presidido pelo vereador Fernando Luz.  A intenção do parlamentar foi ouvir os participantes uma vez que o foco do encontro é a construção de um ambiente favorável para o desenvolvimento de Esteio pós  pandemia.

As sugestões foram inúmeras, atendendo principalmente o setor do comércio, que mais emprega, e que segundo o presidente da CDL, Renato Schmidt, foi o mais impactado, especialmente pelos constantes lockdowns. Renato acredita que o consumo em Esteio, tanto pela população como pelo Poder Público, através de licitações, sejam caminhos para dar maior dinâmica ao comércio local.

Paulo Matielo, presidente da ACISE, externou seu pensamento em relação ao lockdown, considerando a decisão como um erro de gestão pública de enfrentamento da pandemia e vê no incentivo de consumo em Esteio um dos melhores caminhos para o desenvolvimento do município. Matielo sugere também que as compras realizadas pelo Poder Público priorizem as aquisições nas empresas de Esteio.Fernando de Paula, vice-presidente de Relações Institucionais da ACISE e membro da FEDERASUL, sugeriu a criação de um processo de capacitação dos empresários para que possam participar das licitações feitas pela Prefeitura Municipal; campanha institucional para que moradores de grandes centros venham residir em Esteio, já que o setor imobiliário no município cresceu e oferece móveis de ótimo padrão, incrementando e ampliando o consumo local

.Diego Lambiase, diretor da ACISE e representante do Conselho de Desenvolvimento Econômico, aposta na criação de alternativas para o mercado local e lembrou a importância de reativar a Rodada de Negócios, evento realizado pela Entidade e que atraiu em vários momentos novos negócios para o município.

O secretário Felipe Costella, indo ao encontro das sugestões dadas,  adiantou que o governo municipal está atento às demandas e em relação à capacitação dos empresários, na impossibilidade de agrupá-los em função da pandemia, está contatando os escritórios de contabilidade para informá-los sobre os processos licitatórios e suas  etapas para que possam orientar seus clientes.

Como desafio, para o Poder Público, ficou avaliar e colocar em prática as ideias sugeridas e continuar atento, flexibilizando medidas que evitem o fechamento de mais empresas.

Para as Entidades de classe ficou a expectativa que ações inovadoras colocadas em prática, de forma eficaz, contribuam para a mudança do cenário econômico do município.