Conheça a história da ACISE

A ACISE Associação Comercial Industrial e de Serviços de Esteio, foi fundada em 07 de novembro de 1955. Após um período de aproximadamente 20 anos foi reativada e organizada em 31 de julho de 1986, conforme estatuto registrado no Cartório de Títulos e Documentos de Esteio.

A ACISE teve como primeira denominação Associação Comercial e Industrial de Esteio,  sendo que hoje denomina-se  ACISE – Associação Comercial, Industrial e Serviços de Esteio.

Os três primeiros empresários no município que presidiram a  ACISE foram  Antonio Reis Coelho, Nilo Bettanin e Almir Pimentel. Miguel Luz foi o fundador da Entidade, embora não tenha ocupado a presidência.

No dia 13 de maio de 1986, nas dependências do Grupo Atalaia, localizada na Rua Dom Pedro nº 73, reuniram-se empresários do município para reiniciar as atividades da Entidade:

1.   Percival Lisboa, na qualidade de membro remanescente dessa Associação Comercial

2.     Agostinho Linck Grillo, do Unibanco

3.     José Pedro Pereira Schmith, da Madeireira Schmith

4.     Waldenir Alves, das Casas Primavera

5.     Luiz Henrique de Paula, da Ferragem Aníbal

6.     Walter Bergamaschi, da Metalúrgica Zonta

7.     Daniel Vargas, do Banco Meridional

8.     José Carlos Rigol Ilha, Profissional Liberal

9.     Irma Rabaioli, da Ferragem Montenegro

10.   Antônio Volter Prestes, da Prestes Magazine

11.   Paulo Machado, do Banco do Brasil

12.   José Carlos Bergamo, da RWH Bombas Submersas

13.   O jornalista Cláudio Storck, na condição de convidado especial

14. Manoel Jair dos Santos, na condição de anfitrião e primeiro presidente eleito,  da era moderna, que juntamente com os demais membros presentes promoverem a reativação da Entidade.

A ACISE é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, constituída para promover a livre iniciativa, congregar as atividades do comércio, indústria e de serviços na defesa de seus interesses e da comunidade ; de representação de seus associados, perante os poderes constituídos, entidades congêneres, entidades civis e em conclaves no país e exterior quer  sejam de interesse da associação; propiciar condições de aprimoramento de técnicas empresariais, aos seus associados, estimular o intercâmbio social e profissional de seus membros; prover consultoria e assistência para seus associados na área jurídica, econômica-financeira e administrativa;  colaborar  ativamente na preservação do meio ambiente; estimular o empreendedorismo;  incentivar a inovação, a educação, a cultura e o esporte;  posicionar–se quanto as questões políticas, nos três níveis governamentais, desde que esteja autorizada por uma Assembleia-Geral; participar de atividades culturais, esportivas e sociais.

A ACISE na condição de verdadeira representante do setor produtivo e econômico de nosso município participou ativamente de várias iniciativas, tais como a instalação do Corpo de Bombeiros e do Senai Nilo Bettanin. Seguiram-se atividades com o intuito de integrar os associados, como visitas técnicas, palestras mensais durante reuniões-almoço com personalidades de destaque, debates políticos em época de eleições,

No ano de 1996, realizou a primeira pesquisa sobre o Perfil Sócio-Econômico do Município de Esteio, com apoio da Secretaria da Indústria e Comércio, que visava fundamentalmente servir de base real para o estabelecimento de metas e planos de ações que estivessem focados na visão de futuro do município de Esteio. Na época foi editado um livro, contendo o resultado realizado entre agosto de 1995 a fevereiro de 1996 .

Dentre dados de destaque, pode-se  citar que na época havia 49% de comércio varejista, 30% de prestadores de serviços, 10% de profissionais liberais, 5% de indústrias e 6% de outras atividades.

A primeira sede da ACISE, foi em uma sala comercial cedida pelo ex presidente Manoel Jair dos Santos, na Rua Dom Pedro nº 73, posteriormente no Edifício Toledo, altos do Banco Bradesco e, finalmente na Rua Gravataí, graças a um grande esforço de Mario Damasceno, representante da Cia de Cimento Gaúcho em conjunto com Dante Bettanin,  que  era na época o  presidente do Conselho do SESI.

No ano de 2006 foram realizadas várias reformas na estrutura e instalações da sede social, onde foram disponibilizadas, salas de capacitação, reuniões, palestras e inaugurado o Auditório Dante Bettanin.

Galeria de Presidentes da ACISE

Antônio Reis Coelho – 1955/1959