28 Mar
28Mar

O Cravo brigou com a Rosa: a invisibilidade e naturalização das violências cotidianas”. Este foi o título da palestra da pós-doutora, psicóloga, pesquisadora e professora Denise Quaresma proferida na ACISE, dia 23 de março. Na oportunidade Denise discorreu, entre tantos aspectos ligados ao tema proposto, sobre  a violência que é cometida cotidianamente por mulheres contra outras mulheres, por falta de sororidade e empatia e  também sobre os tipos de violência existentes – física, psicológica, patrimonial e sexual.. Os padrões cíclicos da violência podem se repetir inúmeras vezes e a intensidade e tempo de duração pode variar entre as relações”, afirmou Denise ao descrever as fases. 

Tensão: construção das tensões entre o casal e episódios de agressões em sua maioria psicológicas 

Violência: momento onde a violência ocorre, nesta fase  não há controle da situação e as emoções destrutivas são externalizadas de forma intensa. 

Pedido de desculpas: fase da lua-de-mel, onde o agressor se torna amável e procura conciliação, muitas vezes com a promessa de que a violência não mais ocorrerá.

O evento, que teve à frente a presidente da ACISE, Alice Grecchi, foi prestigiado por associados, representantes de entidades de classe co-irmãs e governo municipal. 

Roberta Patuzzi, Alice Grecchi e Jéssica Madril


Vereador Francisco Alves, Tatiana Maciel e Marcelo Lauer 


Adriana Favero, Alice Grecchi e Karina Gil 


Representando a Brigada Militar, Idiney de Ávila e Ludmila de Oliveira, com Alice Grecchi 


Grupo da Liga de Combate ao Câncer e do Núcleo das Mulheres Empreendedoras da ACISE 


Adiles Fagundes, vereadora Fernanda Fernandes, Juliana Bresciani. Mariza Iracet, palestrante Denise Quaresma e Alice Grecchi 


Juliana Bresciani e Adriana Buzin 


Nara Bitencourt, Mariza Iracet e Maria Terezinha Bitencourt 


Adiles Fagundes e Denise Quaresma

 

Palestrante Denise Quaresma recebe um mimo da presidente Alice Grecchi e Malu Storck

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.