08Apr

Alice Grecchi, natural de Guaporé (RS), recebeu o título de Cidadã Esteiense no dia 26 de março, na Câmara Municipal do Município.  Alice é advogada tributarista, mestre em Direito Tributário, graduada em Administração de Empresas, dona de um extenso currículo presidindo e participando de entidades como a OAB - Ordem dos Advogados do Brasil/RS, IARGS- Instituto dos Advogados do RS, IET - Instituto de Estudos de Direito Tributário, FESDT – Fundação Escola Superior de Direito Tributário, CARF – Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Fazenda, TARF – Tribunal Administrativo de Recursos Fiscais do R/S, ACISE – Associação Comercial, Industrial e Serviços de Esteio,  SMF – Secretaria Municipal da Fazenda de Esteio, além de professora e palestrante.

Atuações

Enquanto secretária municipal da Fazenda idealizou o  aplicativo Fazendinha Fiscal oferecido às escolas municipais, no ano de 2018, recebendo prêmio da Famurs por sua aplicabilidade e conteúdo feito em parceria com o programa de educação fiscal.

Junto aos tributos, Alice, trabalhou na revisão do código tributário municipal, vigente desde sua lei em 1991.

Para agilidade no processo de compras da prefeitura, Alice participou da implementação do processo eletrônico de compras, que modernizou e agilizou o processo, bem como gerou economia aos cofres públicos.Enquanto presidente da ACISE, cargo que ocupou em duas oportunidades, recebeu em comodato do governo municipal área central para a construção da sede própria da ACISE, que será compartilhada com a OAB, seccional Esteio, o que foi viável graças a sua representatividade, respeito e influência junto ao poder público e meio empresarial.

Mais recentemente Alice obteve liminar no Mandado de Segurança junto a Justiça Federal   para a exclusão da exigibilidade, no cálculo do PIS e da COFINS,  do ICMS-ST em favor das empresas associadas à Entidade empresarial. Desta forma as empresas estão livres de atos de cobrança ou sanções em virtude do não recolhimento dos referidos tributos, como a negativa de expedição de certidão de regularidade fiscal, inclusão/manutenção do nome das impetrantes no CADIN, ajuizamento e prosseguimento de execução fiscal.

Homenagem

Foi concorridíssima a homenagem recebida por Alice, na Câmara Municipal, oportunidade em que afirmou “este é um título que me enche de orgulho e que carregarei com muito respeito e responsabilidade. Trata-se, além de tudo, de um grande privilégio, que muito me envaidece”, disse.A proposição foi do vereador Francisco Alves, aceita por unanimidade pelos demais vereadores e chancela do prefeito Leonardo Pascoal.