11 Nov
11Nov

As vantagens e a importância da destinação do Imposto de Renda para o Fundo da Criança e Fundo do Idoso foi o tema abordado na ACISE, durante café da manhã com a presença dos presidentes da ACISE e CDL, Alice Grecchi e Renato Schmidt, respectivamente, prefeito Leonardo Pascoal, presidente do COMDICA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Jeanine Godói, contadores e  entidades que podem ser beneficiadas.

Segundo a contadora e conselheira da Comissão de Voluntariado, Lisiane Nünchen, que falou sobre o tema, a falta de conhecimento, a alta carga tributária, desperdício do dinheiro público, desconfiança da aplicação do recurso e o desembolso à vista dos recursos da destinação, estão entre os principais motivos da pouca destinação aos fundos.

Esteio deixou de destinar em 2021, aos fundos do Idoso e Adolescente, aproximadamente R$ 2 milhões e 700 mil, deixando menos de 10% em Esteio.

Alice Grecchi e Renato Schmidt  ressaltaram que não há custo adicional para o declarante e qualquer valor pode ser destinado, por menor que seja, pois no somatório, faz a diferença.

O Fundo de Incentivo ao Adolescente está em vigor há mais de 30 anos e do idoso, desde 2011 e há necessidade de um trabalho de sensibilização, por parte dos contadores, junto àqueles que têm valores a pagar, uma vez que quem doa uma vez, passa a doar sempre, é uma questão cultural.


Premiação

Jeanine Godói, presidente do COMDICA, fez a entrega de folder mostrando o passo-a-passo para que as doações possam ser feitas  e a apresentação de uma premiação que faz parte da campanha de sensibilização para incentivar a destinação do imposto a pagar.

Nela constam selos de Amigo do Idoso, Amigo da Criança e, destinado aos escritórios de contabilidade, troféus ouro, prata e bronze para quem tiver maior número de premiações.  

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.