05 Mar
05Mar

Vemos com imensa preocupação todo o cenário que estamos vivendo com a pandemia e todas suas conseqüências em nossa cidade, nossas famílias e nosso trabalho.Igualmente preocupante é a polarização que observamos entre os que somente se preocupam com a saúde desprezando qualquer atividade comercial, que é a base do sustento e sobrevivência de muitas famílias e empresas, sem contar a importância que representa para a economia. Em outro grupo aqueles que somente entendem que a atividade comercial deve ser preservada, pois não está ali a disseminação e propagação do contágio. Resta o outro grupo que busca a flexibilização, uma solução intermediária com alternativas que contemplem a abertura das atividades comerciais,  com restrições, preservando a saúde. Situação difícil, agravada por tantas informações desencontradas! Nós, Entidades de classe de Esteio – ACISE e CDL -  não estamos acomodadas. Estamos atentas acompanhando as declarações dos governantes e, em conjunto, tentando soluções que minimizem o elevado custo socioeconômico .Recentemente FIERGS, FECOMERCIO RS, FEDERSUL e SEBRAE encaminharam correspondência ao Governo do Estado pleiteando novas regras ou, em caso de não aprovação, suspensão dos prazos para pagamento do ICMS dos estabelecimentos comerciais varejistas e atacadistas de itens considerados não essenciais, bem como de serviços não essenciais durante a vigência da bandeira preta.

Queremos lembrar, neste momento de tantas angústias e incertezas pelos quais todo o planeta está passando,   a importância da preservação da nossa saúde emocional, pois sem ela a realidade se torna ainda mais dura e os acertos bem mais difíceis.