Qual o objetivo e meta da sua empresa?

Chega de “O ano está só começando!” A verdadeira vantagem que temos é a de programar e especificar o objetivo da empresa e as metas para um prazo determinado de tempo. Primeiro vamos definir uma coisa: qual a diferença entre metas e objetivos? Metas são específicas e tem dia, hora e local para acontecer como diria Vicente Falconi e são quantitativas. Exemplos: vender um valor x, atingir uma certa quantidade de clientes, converter um número de propostas. Objetivos são marcos orientadores para projetos ou até mesmo o que define o propósito de uma empresa. Alguns exemplos: transformar a comunicação das empresas nas mídias sociais em uma comunicação profissional, ser um espaço de contemplação dos nossos clientes.

 No livro Destrave, da minha amiga Nara Maria Muller, ela descreve muito bem como deve ser um objetivo: “Um objetivo precisa ser tão poderoso, e desejado que o motive a persistir na busca. ”Pois bem, o que precisamos ter primeiro? É claro que nosso objetivo, o Norte que direciona nossas ações. Definir nosso objetivo para com os nossos clientes coloca definitivamente o cliente na linha de decisão da empresa e de todas as suas ações. Pois bem, com seu objetivo definido deixe ele claro para todos e tome suas decisões baseadas nele. Parece fácil, mas não, pois isto é que muda completamente a cultura da empresa, deixando de lado decisões emocionais e pouco planejadas para buscar ações que são mais eficientes e assertivas. Ok, mas e as metas? Pois bem, definir as metas é algo que é necessário, foco absoluto nos resultados como valores de vendas ou número de novos clientes ou até mesmo em uma taxa de conversão melhor para as propostas. Algumas regras de ouro para montar as metas da sua empresa:- Envolva todos com a criação das metas.- Negocie metas com os envolvidos e apoie sua negociação no bem comum da equipe.- Metas de equipes de vendas nos podem ser fixas, elas acompanham a sazonalidade do seu mercado.

 Neste mundo em que estamos agora devemos criar metas trimestrais e depois semestrais para avaliação periódica.- Cuidado para não superestimar a sua equipe e criar metas impossíveis de serem realizadas, isso retira grande parte da motivação para o trabalho e como diz a neurociência, a motivação é um recurso finito no ser humano. Acho que agora já estamos mais preparados para este ano. Fevereiro está aí e quero que você tenha um grande mês. Que todas as suas metas se cumpram e que todos os objetivos de 2021 se realizem junto aos seus clientes e para você. Se você tem alguma dúvida quanto a como realizar estes pontos dos quais falamos aqui no I2DH -  somos especialistas em planejamento estratégico de metas e desenvolvimento de OKRs para empresas - vamos conversar!