Use o que você tem de mais único de maneira eficiente, entenda seu perfil comportamental

Aqui no I2DH a base de todo o nosso trabalho é a análise comportamental. Se você quer ser um empreendedor melhor você tem que conhecer o seu perfil comportamental, pois esta é a base para desenvolver mudanças duradouras em qualquer pessoa, equipe ou organização. Estou falando de identificar quais dos estilos comportamentais em você são dominantes. Eles basicamente, quando falamos de metodologia DISC, são quatro:

Realizadores:  São pessoas extremamente orientadas a resultados e que são muito competitivas. Estes indivíduos têm como característica dar mais foco nas ações para realização de uma tarefa do que nos sentimentos envolvidos neste trajeto. São motivados pela competição, centralizadores e solucionadores de problemas natos. Como oportunidades para melhoria temos a busca pela empatia e a melhora na capacidade de trabalhar em equipe e delegação. Comunicadores: Buscam a aprovação social como resultado de suas ações. O meio é um grande motivador, pois busca manter sempre o bom relacionamento com todos, são os mais criativos e inovadores. Têm a comunicação como a sua principal ferramenta de trabalho, buscam a interatividade e o trabalho em grupo. Têm dificuldade de entender ações baseadas apenas em números e que não contenham sentimentos,  pois são muito emocionais. Os pontos de melhoria são o enfrentamento de conflitos, tanto internos como externos, de maneira mais assertiva e a busca por uma maturidade emocional.
Planejadores: Planejadores são pessoas que sabem muito bem como encaixar qualquer processo em um projeto. Buscam sempre a perfeição de seus trabalhos e têm uma capacidade ímpar em definir o passo a passo de tudo ao nosso redor. Usam como base do pensamento metodologias já testadas e aprovadas principalmente por pessoas que eles admiram. São motivados pela organização e por seguir as regras e é claro, os passos pré-planejados. Os pontos de melhoria são o agir mais e planejar menos por vezes procrastinar com a desculpa de que não está 100% ainda o planejamento pode ser um problema.
Analistas: E por último os analistas, pessoas incrivelmente capazes de verificar os problemas em situações que nunca pensaríamos. Têm um extremo senso de organização e uma baixa capacidade de entender o novo, mesmo que isso seja imprescindível para suas atividades. O analista tem como base de seu pensamento uma cobrança  muito grande consigo mesmo. As oportunidades neste perfil estão no entendimento de projetos MPV – Menor Produto Viável e aumentar a empatia sobre outros perfiz confiando no trabalho dos outros. Agora vem a pergunta:  se eu sou mais um ou outro é errado? Não, não existe certo ou errado, apenas temos um perfil comportamental diferente das outras pessoas. Outra pergunta que me fazem é: Qual o melhor perfil? Não existe melhor perfil e sim como eu direciono o meu perfil ou dos meus colaboradores para melhorar a eficiência da minha empresa, projeto ou organização. Portando, conhecer as peculiaridades de cada pessoa que está junto nos nossos projetos, ou até mesmo conhecer antes que as pessoas façam parte de nossa empresa, utilizando estas ferramentas nos processos seletivos é muito importante para o melhor direcionamento das competências de cada perfil. Se você quiser conhecer um pouco mais sobre esta ferramenta, aqui no I2DH nós realizamos em todos os processos  -  de consultoria, assessoria, coaching empreendedor e treinamentos - avaliação de todos os envolvidos para um melhor desempenho. 

    No QR Code desta semana um site onde você pode realizar um teste resumido para identificar o seu perfil comportamental. Mas como disse ele é bem resumido, pois o que utilizamos tem mais de 25 páginas. Qualquer dúvida entre em contato e vamos conversar mais sobre esta ferramenta incrível.

Por Alexandre Ascal CDO – I2DH – Instituto de Disrupção e Desenvolvimento Humano Escritor, palestrante e especialista em Gestão Ágil de negócios.