Qual o propósito de sua empresa?

Qual o propósito de sua empresa?   Você já deve ter respondido a esta pergunta, principalmente se você é empreendedor e na maioria das vezes a resposta é a mesma: “para dar lucro”. Pois bem, precisamos entender algumas coisas antes de pensar em lucro quando abrimos uma empresa. Empresas ou empreendimentos são feitos na maioria das vezes para perdurar no mercado. Nenhum empreendedor que eu conheço falou que iria abrir uma empresa para fechá-la ano que vem. Então, uma das principais características das empresas é que elas são feitas para durar normalmente mais que seus fundadores. Uma vez tive o prazer de visitar na África do Sul a Saint Gobain e na entrada da empresa tem um mapa com todas as filiais pelo mundo e a frase, “Seja bem vindo a Saint Gobain 350 anos de qualidade. Vocês têm ideia do que pode ser trabalhar em uma empresa assim? Acredito que seja uma grande responsabilidade pois o propósito já se tornou legado para cada funcionário. Tudo bem, mas como fazer para iniciar uma história assim nos dias de hoje onde tudo inicia e acaba cada vez mais rápido? Primeiro precisamos saber quais as necessidades dos nossos clientes e se estamos dispostos a colocá-las no centro da empresa pesquisando e entendendo as dores de forma constante. E quando eu falo isso pode parecer que está muito distante dos nossos empreendimentos. Pergunto a vocês quantas das nossas empresas pesquisam os clientes? Acredito que muito poucas, pois isto é esquecido, ficamos envolvidos com a rotina e esquecemos de realizar este processo tão importante. Algumas informações importantes que podemos tirar de uma boa pesquisa junto aos clientes: Nem sempre o cliente fala na nossa frente o que realmente está pensando e na pesquisa ele pode falar detalhes que você nem imagina do seu negócio. Quando o mercado muda é porque os clientes já mudaram há muito mais tempo, assim se você pesquisar o seu cliente você pode perceber e antecipar as ações. Peça dicas para que seu serviço ou produto fique melhor, só o seu cliente sabe destas informações. Use um processo bem claro para a pesquisa, exemplo: ·       Defina a metodologia: Eu indico a NPS (Net Promoter Score) que é fácil e pode trazer ótimas informações. Esta pesquisa mostra quantas pessoas estão indiferentes ao seu serviço ou produto, quantos estão promovendo e indicando a sua empresa e quantos estão deixando de usar os seus produtos ou serviços. ·       Defina quantas respostas você quer captar. Você não precisa captar respostas de 100% dos clientes. ·       Na coleta de respostas defina um período específico e a periodicidade: Semanal, Mensal, Bimestral, Semestral. ·       Faça uma planilha das respostas e selecione as informações por importância. ·       Crie um plano de ação claro e bem definido principalmente com pessoas responsáveis por cada atividade. ·       Faça as mudanças necessárias e avise aos seus clientes sobre o seu crescimento baseado nas informações colhidas junto aos clientes. Espero que vocês tenham gostado! No QR code desta semana tem uma explicação rápida e sucinta sobre a metodologia de NPS, uma das que eu mais uso para as empresas.  Ótima semana a todos vocês aí e eu daqui observando as mudanças no mercado para ajudar vocês.